sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Burle Marx: O Mestre do paisagismo





Para quem não conhece, sempre se lembrará dele após um passeio pela calçada de Copacabana no Rio. Ele foi o responsável pelo projeto e por mais inúmeros espalhados pelo mundo á fora.
Roberto Burle Marx quando mais jovem se dedicava a pintura de telas e com o passar do tempo, mudou-se e descobriu sua paixão pela natureza, por plantas, dedicando-se mais a elas, aprimorando seus conhecimentos e tornando-se o Mestre de conhecimentos botânicos.
Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo participado das equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.
A partir daí, Burle Marx passará a trabalhar com uma linguagem bastante orgânica e evolutiva identificando-a muito com vanguardas artísticas como a
arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário